terça-feira, 24 de junho de 2014

Projeto Onça Pintada

       Projeto Onça Pintada idealizado e executado pelas professoras Deyse Leite e Angela Maria Batista da Silva da Escola Municipal Professora Maria da Glória Giffoni..
       Esta Unidade de Ensino encontra-se no sopé da Serra da Concórdia, na sua vertente oeste. Nesta serra nasce muita água, onde com a intervenção humana foi criado alguns açudes com propósitos de reprodução em cativeiro da ictiofauna para comercialização e para a alimentação humana e animal. O açude de maior importância histórica e social fora construído por volta de 1890, por ex-escravos a mando do então Barão de Santa Mônica. Este serviu primeiro para a produção agropecuária nas terras do barão. Em 1929 o governador estadual, Manuel Duarte, desapropriou 23 hectáres, e por doação, passou o local para responsabilidade do Município de Valença para auxiliar no abastecimento de água dos munícipes, o que ocorreu até meados de 1960, ficando a comunidade de São Francisco sendo abastecida por estas águas. Quando da elaboração da Lei Orgânica do Município, em 1990, não foi esquecido o açude, recebendo destaque no artigo 180, sendo nomeado por Açude da Concórdia e classificado como Área de Preservação Permanente. Coexistiu durante décadas a preservação, a recuperação e a visitação no açude, local de beleza cênica subjetiva, com área pra acampamentos, trilhas e mirantes. Os visitantes faziam o requerimento na Prefeitura Municipal de Valença e, documentados, eram atendidos, e muito bem atendidos, pelo Sr. Djair Barbosa, esse foi o Guardião da Concórdia durante tempos, exercendo seu dever a pé, reconhecendo cada cantinho daquele santuário. Em 2001 um decreto municipal cria o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia.
  A partir de 1994, em um programa instituído pelo INSTITUTO NACIONAL DE FLORESTAS - RJ e pela UNESCO/PNUMA, a Serra da Concórdia, passou a ser considerada Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Outro ponto positivo para a conservação e preservação ambiental no território foi a criação do Parque Estadual da Serra da Concórdia em dezembro de 2002. Ainda coexiste ali uma área particular de proteção ambiental, o Santuário de Vida Silvestre da Serra da Concórdia, gerida pelo Grupo de Proteção Ambiental SALVEASERRA.
    Neste contexto, empiricamente, professoras e professores da Escola Municipal Maria da Glória Giffoni se empenharam para executar, com êxito diga-se de passagem, um projeto de Educação Ambiental: Onça Pintada. O objetivo deste é trabalhar a mudança do indivíduo, consequentemente, da sociedade como um todo, sobre diversas atitudes referentes ao Meio Ambiente onde se vive.
    ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- Palestras;
- Oficinas de culinária, aproveitando os alimentos;
- Oficinas de artesanato;
- Oficinas de teatro;
- Oficinas de música;
- Produção de mudas, viveiro próprio;
- Formação de Monitores Ambientais;
- Capacitações, teóricas e práticas, no cultivo de orgânicos;
- Eventos de plantio e reflorestamentos e áreas degradas; e
- Caminhadas ecológicas nas trilhas da Serra da Concórdia.

Mobilização 29 de setembro de 2010















Educação Infantil, Água fonte de Vida!















     

Aula Viva 1º Segmento do Ensino Fundamental
Mobilização em parceria com o Parque Estadual da Serra da Concórdia - PESC

















Agroecologia
Doação de orgânicos para a E.M. Maria da Glória Giffoni

Professora Deyse Leite, doação de mudas aos alunos da Escola

   Seja um parceiro desse projeto, entre em contato pelos emails: adacoropo@hotmail.com , doecoropos@gmail.com
Coloque no assunto: Fomento de Projeto

Apoie e tenha um diferencial com o Marketing de Causas Sociais, ou a Associação de Defesa Ambiental COROPÓS tem o potencial de certificar-lhes o Selo Social-Ambiental à sua Empresa.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário