quarta-feira, 10 de julho de 2013

Reconhecendo Valença

Durante o ano de 2009 a Associação de Defesa Ambiental COROPÓS executou, em parceria com a Escola Estadual Almirante Rodrigues e Silva - EEARS, na pessoa da Professora Andréia e com a Senhora Alessandra, Guia de Turismo no território.

Foram contempladas com o Projeto Reconhecendo Valença os estudantes dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental.

Eles tiveram explicações na sala de aula sobre o que iriam reconhecer, onde iriam visitar e sua localização geográfica respectiva. 

Os locais de visitação foram: Área de Proteção Ambiental da Mata das Águas, Mirantes na Serra dos Mascates, Balneário da Cachoeira do Ronco D'água e o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia. Cada lugar com sua especificidade e característica histórica foi muito bem contemplado pelos estudantes, que recolheram informações e foram avaliados pela Docente em sala de aula.

A Área de Proteção da Mata das Águas é um ambiente úmido, arborizado, rico em fauna e flora, a poucos minutos do centro administrativo da cidade de Valença - RJ. Para se chegar ao local segue pela estrada do Mirante dos Mascates, em certa altura vira a esquerda e sobe em trilha íngreme, estreita e que tem que ter mais atenção, ultrapassando o topo do morro da Pedra Branca, seguindo para a estrada da Serra da Glória, ou estrada do Queijeiro. Por serem encontrados diversas espécies de aves ali é palco de inúmeras caçadas, crimes ambientais sob uma desculpa da ornamentação ou do entretenimento humano, diversas aves são capturadas ali. O nome desta mata pode ser atribuído por suas águas serem captadas e distribuídas para os moradores da Serra da Glória. Pode ser encontrado de brejos a um jardim de jabuticabeiras. Por já ser local de transito frequente durante séculos, o local sofre com a ação humana e com conflitos ambientais. Os conflitos prioritários de serem sanados é o caso dos caçadores, claro, e dos desportistas do motocross e do bicicross que abrem mais trilhas indiscriminadamente, o atrito do pneu com o solo causa erosão, pondo em risco todos que usam as trilhas e ronco dos motores assustam a biota.

Educação Ambiental na Serra dos Mascates

Trilhas na Serra dos Mascates

A Serra dos Mascates possui, opinião própria, diversos mirantes, porém é conhecido o Mirante do alto da serra, por conta dos desportistas voadores, os parapentistas e congeneres. Esses, é sabido, de suas ações de cultivo através do lanço: eles alçam voo e lançam sementes lá de cima. Cada vez mais acima nesta trilha desfruta-se de visão do horizonte a norte e oeste, observando em primeiro plano a região urbana de Valença, o vale do Rio das Flores, as Serras do Tonifel a norte e da Charneca mais a oeste e ao fundo subentende os vales dos rios Bonito e Preto e ao fundo, não simplesmente por ultimo, a belíssima Serra da Mantiqueira, já em terras mineiras.

Mirante na Serra dos Mascates
Mirante da Serra dos Mascates

No Balneário do Ronco D'água é explicado de onde nasce aquela água e seu destino. Este corpo hídrico é chamado de Rio das Flores e alimenta a cidade sede de Valença. Quando se fala isso o espanto e a curiosidade é instantânea. O Rio das Flores nasce na Serra São Manuel, no distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí. Ele atravessa o território valenciano de sudeste a nordeste, recebendo as águas do Rio Bonito na tríplice fronteira valenciana, entre o distrito sede de Valença, o distrito de Pentagna em Valença e o distrito de Taboas na vizinha cidade de Rio das Flores. O Rio das Flores desemboca no Rio preto na localidade de Manuel Duarte, ainda na cidade de Rio das Flores. Ele é alimentado por diversas nascentes, sendo em sua margem esquerda as das Serras de Santa Tereza, da Charneca, do Tonifel e das Coroas, e em sua margem direita as das Serras da Concórdia, Mascates e Boa Vista, nesta ultima encontramos a localidade da Serra da Glória. Estes reconhecimento dos nomes dos lugares e dos lugares traz a tona entre os alunos a cultura de nosso povo, sua criatividade e considerações sobre as particularidades locais.

Ponte sobre o Rio das Flores

O Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia - PANAMAC - é único e merece melhor atenção nossa. Aqui iremos atribuir informações referentes as aulas, deixando para um próximo texto descrever com mais clareza o local, suas trilhas e tantos atrativos ecoturísticos. Enquanto na sala de aula os alunos receberam explicações sobre o que é uma Unidade de Conservação, sua questão legal, sua utilização pública, científica, ecoturística e de educação ambiental, o que teríamos pela frente. Saímos sempre cedo da EEARS, por volta das 07:30 horas e passamos a manhã em campo. O motorista do ônibus escolar muito gentilmente nos deixa na metade do caminho da subida para o PANAMAC, já que na EEARS estávamos a pouco mais de 540 metros de altitude do mar, nas trilhas que margeiam o Açude da Concórdia estaríamos a cerca de 770 metros. Este açude alimentou Valença durante áureos tempos. Ali o sujeito discutindo e construindo uma visão da multiplicidade de vidas ali existentes, a harmonia aparentemente branda, a beleza cênica, o inimaginável da vida naquele açude, as histórias de pessoas dali, que já foram ali. Foram muito satisfatórios para ambas as partes do projeto, tanto os colaboradores da COROPÓS, para os alunos que tiveram oportunidade de um reconhecimento de forma diferente de muitas coisas que já ouviram falar produzindo de forma lúdica materiais de avaliação de forma complementar em seu conjunto de avaliações e para as professoras uma experiência pedagógica que serve tanto de forma acadêmica, quanto de proposta para futuras intervenções no Projeto Político Pedagógico da Unidade de Ensino.

Aula Mãe Terra

Educação Ambiental

Visão Sistêmica 

Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia

Educação Ambiental COROPÓS








































Associação de Defesa Ambiental COROPÓS, o Projeto Reconhecendo Valença foi elaborado e proposto de forma voluntária pelos participantes da entidade em parceria com a Professora Claudia Andréia.
entre em contato conosco pelo email doecoropos@gmail.com





Um comentário:

  1. Maravilha de lugar! parabéns ter vocês para cuidar, proteger, ensinar e divulgar. Vida longa ao Projeto.
    Juntos; somos melhores!
    Rosário

    ResponderExcluir