quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Consulta Pública - MPF - sobre o rio Preto

   Mais uma vez o rio Preto está no centro das atenções e demandando atitudes da Sociedade Civil Organizada.

   Nós, COROPÓS retomamos o debate e a militância em pról do RIO!

   Consideramos todos os esforços pelos Companheiros Ambientalistas no decorrer desta luta;
   Consideramos o entendimento do MPF em 2012;
   Recomendamos o nome deste Movimento como: "Movimento Saúde!"

Saúde
   Saúde, in memorian, foi um dos líderes da ONG AMO o Rio Preto (Associação de Desenvolvimento Sustentável - AMO o Rio Preto) .
   Aqui apresentamos o convite do Senhor Procurador da República Julio José Araújo Júnior:

Por solicitação do Procurador da República, Senhor Julio José Araujo Junior, convido-os(as) para reunião a ser realizada no dia 21 de setembro de 2015 (segunda-feira), às 16 horas, nas dependências do Ministério Público Federal em Volta Redonda, situado na Rua Simão da Cunha Gago, 120, Sobreloja, Aterrado, Volta Redonda/RJ, para tratar de assunto referente ao empreendimento da pequena central hidrelétrica de Santa Rosa I, com participação do MPF, Minas PCH, IBAMA, ANA, ANEEL, IPHAN, AGEVAP, CEIVAP e movimentos populares. Por gentileza, solicito a confirmação de presença por meio eletrônico. Atenciosamente,_____________________________ Diógenes Paredes MPF - Assessor 1º Ofício - PRM/Volta Redonda/RJ Tel: 24 3344 8821 e-mail: PRRJ-GAB-JAraujo@mpf.mp.br DESCRIÇÃO DO PROJETO A PCH Santa Rosa I será uma usina de geração de pequeno porte, com 18 MW de potência instalada. Após o licenciamento ambiental será construído um barramento em concreto no rio Preto, que formará um pequeno reservatório com 1,12 km² de área alagada.
LOCALIZAÇÃO E ACESSOS A PCH Santa Rosa I será instalada no rio Preto, na divisa dos municípios de Rio das Flores (RJ), na margem direita e Belmiro Braga (MG), na margem esquerda. O rio Preto, afluente pela margem direita do rio Paraibuna, nasce na serra da Mantiqueira, na região do pico das Agulhas Negras. Partindo-se da cidade de Barra do Pirai, no estado do Rio de Janeiro, o local da PCH é acessível pela rodovia RJ-145, que passa pelas cidades de Valença e Rio das Flores, até chegar a localidade de Manuel Duarte, distante 63 km de Barra do Pirai. De Manuel Duarte toma-se a RJ-151, seguindo pela margem direita do rio Preto, até o povoado de Santa Rosa, onde toma-se uma estrada de terra.

Ilha no rio Preto

rio Preto, caudaloso

ruínas no rio

rio Preto
 
Link para reconhecer o debate sobre pequena central hidrelétrica PCH

Link com os mapas do território

Link de convocação para Fórum Amo o rio Preto - 2011

Link com relatório de evento emVisconde de Mauá

Link com a Carta Aberta de defesa do rio Preto à Presidente Dilma

Identico do acima

Link com a recomendação do MPF 11 - 2012 - suspenção













Um comentário: