terça-feira, 19 de março de 2013

Conselho da Cidade

Em 14 de julho de 2009 o Presidente da Associação de Defesa Ambiental COROPÓS insere a Entidade ao Conselho da Cidade do Município de Valença, sendo acatado por todos os Conselheiros.

Segue assim o amadurecimento da representatividade da Entidade em dois Colegiados na cidade.

Por este Conselho fomos convidados, e aceitamos, a participação na 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental do Médio Paraíba - Saúde e Ambiente, vamos cuidar da Gente. 
site do evento


Representantes de Valença (foto 2): André Dias e Giovana (Movimento SOS Serra dos Mascates), César Galvão (Secretário do CONDEMA), Carolina (Presidente do CONDEMA), Juracy – Cyssi – (Secretária do Conselho de Saúde), José Antônio (Presidente do Conselho de Saúde), Ana Vaz (Presidente do Conselho da Cidade) e Lucimauro (Conselheiro do Conselho da Cidade);


Dr. Lincoln Botelho da Cunha
Foto 2






Lucimauro Leite

RELATÓRIO




1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental do Médio Paraíba – Saúde e Ambiente vamos cuidar da Gente.

                A participação à Conferência se deu pelo fato dos COROPÓS ser membro do Conselho da Cidade do Município de Valença (Lucimauro David e Wilson Tancredo, titular e suplente respectivamente), e participar da Comissão Técnica de Saneamento Básico e Ambiental.
                Esta Conferência se deu nos dias 26/09/2009 e 27/09/2009 no campus da UNIFOA no Município de Volta Redonda. O Protocolo foi seguido com todo rigor e logo em seguida ocorreu a Conferência Magna: “Médio Paraíba, Saúde e Ambiente: Vamos Cuidar da Gente” com o DR. Carlos Frederico Castello Branco – Calico, representante da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. Logo em seguida o Sr. Dr. Lincoln Botelho da Cunha, Secretário Municipal de Planejamento de Volta Redonda abre a seqüência de palestras com o EIXO I – Desenvolvimento e Sustentabilidade Socioambiental no Campo, na Cidade e na Floresta e Seus Impactos na Saúde Ambiental. O Sr. Lincoln discursa muito bem sobre a mais valia sócio urbana, como minimizar este agravante. Ocorreram outras palestras, mas esta foi mais excitante e merece a lembrança.
                A partir deste instante partiu-se pra discussões com o grupo de trabalho sobre o tema II: Trabalho, Ambiente e Saúde: desafios dos processos de produção e tecnologia e consumo nos territórios; sub-tema: desastres de origem natural e acidentes com produtos perigosos, e resíduos sólidos. Onde foi defendido e a plenária, após mudanças básicas, aprovou a Diretriz: Implementar o consumo consciente e a gestão integrada dos resíduos na administração pública e sociedade civil em todos os seus segmentos, incentivando o financiamento para empreendimentos na redução da geração de resíduos, em reciclagens, tecnologias sociais, tratamento e destinação final segura. E a Ação Estratégica: Incentivar o sistema de coleta seletiva na região e criação de usinas de reciclagem e compostagem, implantando ECO pontos e demais pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis. Ao qual foi aprovada na plenária geral.





Nenhum comentário:

Postar um comentário